terça-feira, 17 de novembro de 2015

“Mostre-me um muro com 15 metros e eu lhe mostro uma escada com 16..."

“Mostre-me um muro com 15 metros 

e eu lhe mostro uma escada com 16..."



Tudo ainda não passa de especulações, mas é possível que os terroristas dos ataques a Paris (13/11/15) tenham se comunicado via PlayStation 4. A suspeita do uso do PS4 veio das evidências encontradas nas casas dos suspeitos e de outras pessoas que se relacionavam com eles, do fato de poder haver comunicação entre os usuários dos jogos, da existência de um bom sistema de criptografia nessas plataformas e do fato das agências de inteligência não terem rastreado nenhuma comunicação suspeita nos meios tradicionais de comunicação.

Independente de ficar comprovada ou não essa hipótese, o fato é que os terroristas não deixaram rastros para serem seguidos, ou... pelo menos não aqueles pelos quais estávamos procurando...

Os terroristas modificam seu comportamento para garantir o sucesso da sua empreitada. Isso é típico de sistemas complexos: eles mudam para perpetuar. Toda luta por sobrevivência apresenta forças motoras de grande poder. Ações pontuais são apenas pequenos obstáculos que se colocam no caminho dos sistemas complexos obrigando-os a contorná-los. 

Em 2005 a governadora do Arizona nos Estados, Janet Napolitano, imortalizou uma frase para explicar porque um muro não conseguiria conter a imigração ilegal dos vizinhos mexicanos para seu estado: “Show me a 50-foot wall and I’ll show you a 51-foot ladder.” (o título dessa postagem é uma tradução livre dessa frase).

Ela está certa. Rastreamos aqui eles correm para lá. Erguemos um muro alto e eles arranjam uma escada mais alta...

Vejam que para um sistema complexo não importa se a sua perpetuação é algo desejado ou não pela humanidade. Não importa se o sistema em questão seja formado por pessoas famintas buscando comida, por vírus tentando dizimar uma população, anticorpos combatendo uma doença ou um grupo terrorista querendo se autoafirmar, a propriedade de adaptação é a mesma. A ciência das redes chama esses sistemas de CAS, complex adaptative systems, e afirma que eles se comportam de modo bem parecido. Isso nos dá uma dica de como abordar esses problemas: o ideal é estudar a topologia das redes que os sustentam e buscar gerenciá-las de modo a gerar um resultado diferente do que ela está apresentando. Sim, é muito mais demorado, mas é isso ou se enganar, achando qu agir na causa aparente significa resolver o problema.


O estudo da complexidade usa redes como ferramenta para elaborar modelos que possam nos ajudar a prever o comportamento dos sistemas complexos. Se essa rede atua em ambiente digital, a modelagem fica mais fácil ainda. mesmo com a comunicação criptografada, Criptografia não apaga metadados. O conteúdo da informação pode estar inacessível, mas saber de onde ela veio e para onde ela foi, pode ser suficiente para modelar, descrever, prever e controlar essas redes terroristas.

Rede é uma ferramenta de alto poder descritivo e preditivo e será usada cada vez mais em todos os domínios do conhecimento. Hoje já nos acostumamos a ver redes nos estudos de mobilidade, de influência social e de transmissão de doenças. Mas isso é só o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário