O CRIE/COPPE/UFRJ
SERÁ O PRIMEIRO NÓ DA REDE MUNDIAL
DO OPEN DATA INSTITUTE NA AMÉRICA DO SUL
O QUE É OPEN DATA?
Em 2006, Clive Humby[1] afirmou
que dados digitais são para o século XXI o que o petróleo foi para o século XX.
O que ele quis dizer com a
metáfora do novo petróleo é que, se no século XX a economia
mundial não pôde prescindir do petróleo para crescer, no século XXI não
poderemos ignorar os dados digitais.
Normalmente
pensamos que dados digitais são importantes apenas para a indústria das
tecnologias da informação. No entanto, os cientistas afirmam que esses dados são
extremamente relevantes para a compreensão do comportamento humano. Historicamente
as ciências sociais têm feito esse trabalho utilizando entrevistas, questionários
e observação com base em pequenas amostras.
O que tem acontecido na última década é que, graças
à digitalização das nossas atividades rotineiras e aos muitos dispositivos
digitais que carregamos, estamos deixando tantos rastros do nosso comportamento
que será possível compreender e prever com mais precisão o que os cientistas
chamam de dinâmica humana. Isso significa
conhecer melhor as pessoas, seus desejos e necessidades e como elas se organizam
e interagem para alcançar seus objetivos. Assim poderemos, por exemplo, entender como se
formam engarrafamentos, como as doenças se disseminam ou quais fatores são
determinantes para o surgimento de uma crise financeira.
As possibilidades de conhecimento e inovação a partir de dados digitais são infinitas, exatamente porque infinita é a capacidade humana de aprender e criar.
Acontece que grande parte dados que nos permitem fazer
tudo isso ainda estão em mãos privadas...
Isso significa que somente quem controla esses dados pode usá-los em seus interesses próprios, deixando de lado as inúmeras possibilidades que poderiam surgir se outros olhares pudessem alcançá-los. Significa também que esses dados são mantidos em silos, o que impede que eles possam ser combinados com outros dados aumentando de maneira extraordinária a geração de conhecimento.
A cultura open
data procura construir um consenso social em torno da ideia de que os dados
precisam estar livres e disponíveis para que qualquer pessoa possa usá-los sem
nenhuma restrição.
OPEN DATA INSTITUTE -
ODI
Fundado por Sir Tim Berners-Lee (conhecido como “o
criador da world wide web”) e pelo
Professor Nigel Shadbolt, o ODI é uma organização independente,
apartidária e sem fins lucrativos.
Sua missão é incentivar a cultura dos dados
abertos: disponibilização e livre uso dos dados digitais e criação da
infraestrutura para que isso aconteça.
RIO ODI NODE
O Open Data
Institute tomou emprestado os princípios de design da própria web na
criação da sua rede mundial de pessoas e organizações para disseminar a cultura
dos dados abertos.
O Rio ODI Node é o primeiro nó regional do ODI na
América Latina e desenvolverá projetos de capacitação, pesquisa e consultoria
que criem valor econômico, social e ambiental a partir de dados abertos.
Todas as atividades serão coordenadas pelo CRIE
(Centro de Referência em Inteligência Empresarial) e pelo Instituto Big Data
Brasil, dois laboratórios de pesquisa do Programa de Engenharia de Produção da
COPPE/UFRJ.
Se você quer saber mais, ou participar de qualquer atividade do Rio ODI Node, peça sua inscrição na lista do CRIE através do email:
info@crie.ufrj.br
INFORMAÇÕES SOBRE A CERIMÔNIA DE CRIAÇÃO DO
RIO ODI NODE
TODOS ESTÃO CONVIDADOS!
Gavin Starks, principal executivo do ODI (Open Data Institute de Londres fundado por Tim Berners-Lee, um dos pioneiros da Internet) vem ao Brasil nesta sexta-feira, 24 de outubro, para a cerimônia de criação do Rio ODI Node.
Data:
24/10/2014 - sexta-feira
Local: Auditório da COPPE – sala G122 – Bloco G –
Centro de Tecnologia – Cidade Universitária
ESTACIONAMENTO NO LOCAL: Diga que você vai ao evento Open Data no Auditório da Coppe
Programação:
09:00 às 09:30 – Café de
boas vindas
09:30 às 11:00 –
Palestra com Gavin Starks (CEO do ODI)
11:00 às 11:20 –
Cerimônia de assinatura
Confirme sua presença pelo email:
info@crie.ufrj.br
[1] Britânico, especialista em comportamento do consumidor, fundador da
Dunnhumby empresa de marketing inglesa
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