quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quem vai dominar o mundo? A questão do controle dos dados

Quem vai dominar o mundo? A questão do controle dos dados

No dilema do tipo "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" devemos nos perguntar antes se o bicho precisa mesmo existir.



"Se você quer uma Internet não controlada pelo Google, pare de usar o Chrome e convença outras pessoas a fazerem o mesmo. Senão, o Google vai vencer, você se arrependerá de não ter feito isso e o único culpado será você."

Palavras de Robert O'Callahan (engenheiro do Mozilla) em um post intitulado: "Choose Firefox Now, Or Later You Won't Get A Choice".


Quando o texto que parece sério vai beirando a estapafúrdia, vem a conclusão: "Claro que o Firefox é a melhor alternativa. Mozilla tem menos chances de dominar o mundo!". Ou seja, só pode ser uma piada. 

Mas não desconsideremos o essencial! O Firefox não é uma ameaça porque Mozilla não é Google. Mas se tiver a chance...

Com as regras atuais para utilização dos dados, baseadas na falsa* missão de proteger a privacidade do usuário, acontece o seguinte: se correr o Firefox, Explorer, Safari, ou qualquer outro, pegam. Se ficar o Chrome come. 

Embora apareça com nomes diferentes, o bicho é o mesmo: ser controlado por uma mega corporação, sabe-se lá com que objetivos. E sabemos que isso vai além de browsers. Outros poderosos como Facebook, Amazon e Visa, podem morder feio também.

A cultura Open Data faz o bicho do controle desaparecer. Sim, fica o monstro da falta de ética. Mas esse já está aí e terá que sair das sombras e agir em plena luz do dia. Fica mais fácil pegar. 


* o adjetivo "falsa" expressa minha opnião que você pode discordar e contra-argumentar. Clique aqui e aqui para ver meus argumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário