segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Open Data Day

Open Data Day

Um convite para ouvir e falar sobre compartilhar dados


Dia: 24/02 - segunda feira
Hora: 09:00 às 12:30
Local: Auditório da COPPE (Sala G-122), Centro de Tecnologia da UFRJ, bloco G (Cidade Universitária)

O evento é gratuito, mas como as vagas são limitadas, é necessária a inscrição através do email:

info@crie.ufrj.br


Dados digitais têm se tornado cada vez mais importantes para geração de conhecimento. Esse recurso, diferente de outros que fazem parte de outras cadeias produtivas nobres, não são consumidos com o uso, não se depreciam e podem ser reutilizados em diferentes modelos sempre alcançando resultados diferentes e servindo a diferentes propósitos. Essas peculiaridades dos dados digitais nos levam à ideia dos dados abertos. 

O que são dados abertos? 
Dado aberto é aquele que está disponível para qualquer um usar, para qualquer fim, sem nenhum custo, tendo como contrapartida apenas o crédito da fontes. Saiba mais aqui: http://theodi.org/
Por que isso é importante?
Não se trata apenas de uma ideia "politicamente correta". O movimento open data tem um enorme potencial para criação de valor (econômico, ambiental, social). Uma das principais condições para que este potencial possa se desenvolver é o compartilhamento. As maiores oportunidades para inovação em ambiente digital surgirão de grandes bases de dados diversificadas. Qual o maior e mais diversificado dataset que pode existir? Aquele resultante da cultura Open Data. Além disso, o conceito open data atende às principais demandas atuais da sociedade: transparência, eficiência (economia de recursos), sustentabilidade, equidade, acessibilidade e solução para problemas complexos.
O que é Open Data Day?
É um dia dedicado à cultura open data. Nesse dia, pessoas do mundo inteiro se organizam em eventos presenciais ou virtuais para disseminar a ideia. Toda iniciativa é válida, desde eventos de pura comemoração, até iniciativas de conscientização, debates, trocas de ideias, desenvolvimento de aplicações utilizando dados abertos, compartilhamento de dados, criação de modelos de visualização de dados, publicação de trabalhos etc.
Saiba mais aqui: http://opendataday.org/
Quem pode participar?
Quem quiser. Não importa a idade, a formação ou o nível de conhecimento no assunto. A cultura Open Data interessa a todos simplesmente porque afeta a todos.

Como participar?
Organize um evento, ou procure um que está sendo organizado próximo a você. Existem oportunidades no mundo inteiro. O CRIE e o Instituto Big Data Brasil acreditam nessa ideia e por isso estão organizando um evento no Rio de Janeiro.

Como será o evento?
A ideia é simples. Reunir as pessoas para compartilhar 2 momentos:
1. Ouvir e debater sobre: a) o conceito open data, b) uma experiência concreta com dados abertos e c) os impactos éticos, econômicos e sociais dessa ideia.
2. Participar na elaboração de uma carta de compromisso com uma agenda para o fortalecimento e continuidade desse movimento.

Dia: 24/02 - segunda feira
Hora: 09:00 às 12:30
Local: Auditório da COPPE (Sala G-122), Centro de Tecnologia da UFRJ, bloco G (Cidade Universitária)
Palestrantes:
Marcos Cavalcanti (CRIE); Luciana Sodré (Instituto Big Data Brasil); Pablo Cerdeira(Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro); André Ikeda (Fundador da Empresa BUUS) e Zeca de Mello (consultor especialista em ética empresarial)
O evento é gratuito, mas você precisa se inscrever porque temos número limitado de vagas. Envie um email para info@crie.ufrj.br e solicite sua inscrição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário